Então YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno formou (Yâwtsar) o corpo do homem (Adám) com o pó (âphâr) do solo (adâmâh) e insuflou (vay-yipah) nele um sopro (neshmât) de vida (khay-yím); e o homem (Adám) tornou-se (vay-hí) como um ser (nephesh) vivo (khayâh). Bereshit (Gn.) 2.7.

Nesse verso, vemos uma sequencia no projeto de YÁOHU ULHIM ao formar o Adám.

Primeiro: Formou, modelou “corpo” do Adám, do pó da Adâmâh;

Segundo: insuflou, introduziu sopro de vida;

Terceiro: o Adám se tornou um ser vivo.

Logo, o que foi introduzido no Adám, foi um NEPHESH (SER), KHAY (Vivo), isso, introduzido no interior do Corpo (basar) que fora formado do pó da Adâmâh.

Assim, ficou formado:

Corpo (basar) origem pó da Adâmâh;

Nephesh (Ser) Khay (Vivo).

RÚKHA YÁOHU – (O Espírito Sagrado do Criador).

Quanto a Khavyáo, como entender a sua criação?

“Com a costela que havia tirado do Adám (homem), YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno, o modelou uma mulher e a conduziu até ele”. Bereshít (Gn) 2.22.

Bom, YÁOHU ULHIM, o Verdadeiro Criador, Artífice Gaoldul, com uma costela (tséla) do homem, criou todo esqueleto da mulher e depois estendeu a carne (basar), modelando todo o corpo feminino, naturalmente com a forma genética atual.

Ali diante do Seu Criador estava aquele corpo modelado da mulher (is’sha), corpo de carne e osso, porém, lhe faltava tornar-se (hâyâh) um ser (nephesh) vivo (khayãh).

Naturalmente, YÁOHU ULHIM, lhe insuflou o sopro (neshâmât) de vida (khayay).

Então, Kkavyáo, (a Mulher) tornou-se (vay-hí) um ser (nephesh) vivo (khayãh). Então, YÁOHU ULHIM a conduziu a Adám.

“Esta sim!”, exclamou Adám. “Esta é parte dos meus ossos e da minha carne. O seu nome será Is’sha (mulher). “Foi tirada do homem!” Bereshít (Gn) 2.23.
Hodayao à YÁOHU ULHIM. Amanao!

O que levou Adám a exclamar com tanta convicção e revelar a origem da mulher?

– Provavelmente, ao acordar do seu sono profundo, sentiu indícios de uma dor na sua costela e na sua carne. Ao ver a mulher que Gavoha lhe trouxe, então, claramente ele viu a origem daquele sintoma e incomodo, exclamando: “Está sim”! “Esta é parte dos meus ossos e da minha carne”.

Da mesma maneira que aquele ser era para ele supressa, também, se convencia da sua origem. Claro, que depois Adám, foi examina-se com mais detalhes, e mostrar a sua companheira donde ela viera.

O que se explica da Isha (mulher) a sua natureza.

“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco”; I Pe 3:7ª.

Imanushua