A Pedra Angular, como Coluna Principal!
O sonho de YÁOHU-caf em Beit-Úl (Casa de Úl – O Criador Eterno de Tudo que existe).
Partiu pois YÁOHU-caf (Jacó) de Beer-Shéva (Beserba), e foi para a Harán (Harã).
E chegou a um lugar, e pernoitou, porque o sol já era posto; e pegou uma dentre as pedras do local e pôs uma como cabeceira e se deitou naquele lugar.
E sonhou: e eis que uma escada colocada para eretz (terra) e cujo topo (rosh/cabeça) tocava nos shua-ólmayao (céu), e eis que os molaokhim (mensageiros/anjos) de YÁOHU ULHÍM (Iáurru Ulrrim) subiam e desciam por ela.
No cume (rosh/cabeça) da escada estava YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno, que lhe disse: “Eu Sou YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de Abruhám (Abraão) o teu pai (avô), e o YÁOHU ULHIM de YÁOHUtz-kaq (Isaque). Essa eretz (terra) em que estás deitado, darei a ti e a tua semente.
A tua semente será como o pó da eretz (terra); estender-se-á para o Ocidente, para o Oriente, para o Norte e para o Sul, e serão abençoadas em ti, todas as famílias (mishpachah- familia, clã, tribo) do solo (adamah), e na tua semente. E eis que estou contigo e te protegerei para onde quer que fores; e ti farei retornar para este solo (adamah); porque não te abandonarei, até cumpri o que te falei.
Despertou YÁOHU-caf do seu sono e disse: “Certamente existe ( yesh/existir), YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno, neste lugar, e eu não sabia!” E teve medo e disse. “Que lugar tremendo! Este não é outro lugar, senão a Beit (Casa) de YÁOHU ULHIM, o Criador Eterno; e este é o Portão (Sha’ar em hebraico) dos shua-ólmayao (céu)!”
Na manhã seguinte levantou-se cedo, pegou na pedra sobre a qual tinha dormido, ergueu-a e colocou-a em forma de pilar, derramando azeite sobre o cume (rosh/cabeça) dela. E chamou àquele lugar Beit -Úl (Casa de Úl – O Criador Eterno de Tudo que existe!), ainda que o nome da Cidade fosse Luz (amendoeira).
E formulou assim este voto: “Se YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno, me ajudar e me proteger nesta viagem, se me der comida e roupa, e me trouxer em segurança de novo para a casa dos meus pais, então YÁOHU ULHÍM será o meu YÁOHU ULHÍM. E esta pedra que erigi por coluna, será a Beit (Casa) de YÁOHU ULHIM, e de tudo quanto me deres, certamente eu te darei a décima parte (o dízimo/Maoshor). Bereshít (Gn.) 28.10-22.
– Nós encontramos nesses fatos de YÁOHU-caf
(Iaoshorul/Isr-ael), muitas referências com hol-MEHUSHKHAY( rol-Merrushrray), o Messias, YAOHÚSHUA (Iaurrúchua).
– Primeiro: Ele procurou uma pedra dentre
muitas delas, isto é, Escolheu Uma, a qual usou como cabeceira.
– Segundo: O sonho. Ele com certeza estava muito apreensivo com aquela nova aventura não programada, e sim, forçada por causa do seu irmão Esaú, o qual queria tirar a sua vida, então, YÁOHU-caf estava fugindo do seu irmão!
Ao dormir, tem um sonho muito revelador, uma escada colada na eretz (terra), se estendia até o shua-ólmayao (céu), isto é, a cabeça da escada estava posta, amparada no shua-ólmayao.
E no decorrer do sonho, ele viu que os maolokhim (anjos) subiam (porque já estavam naquele lugar) e desciam pela escada. Em cima, na cabeça (rosh) da escada estava YÁOHU ULHIM, e se dirige a YÁOHU-caf (Jacó), se apresentando: “Eu Sou YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de Abruhám (Abraão) o teu pai (avô), e YÁOHU ULHIM de YÁOHUtz-kaq (Isaque)”.
“Que maravilha, deve ter pensado ele, estamos em casa”.
– Terceiro: YAÓHU-caf (Jacó) ganha de YÁOHU ULHIM, o Criador Eterno, a herança de uma eretz (terra); uma naodabyao (bençãos) para prosperidade da família e multiplicação da prole, bem como uma expansão para todos as direções do planeta, se espalhando por todo mundo. E mais, em Yaoshorul (Isr-ael) – YÁOHU-caf (Jacó) e na sua ZERA (Semente) uma Haborulyao (Benção) para todas as famílias (clã, tribo) da Adamah (solo), bem como, a sua proteção e retorno aos seus pais em segurança.
“Essa eretz (terra) em que estás deitado, darei a ti e a tua semente. A tua semente será como o pó da eretz (terra); estender-se-á para o Ocidente, para o Oriente, para o Norte e para o Sul, e serão abençoadas em ti, todas as famílias (mishpachah- Familia, clã, tribo) do solo (adamah), e na tua Semente (uvzarekhaובזרעף -). E eis que eu estou contigo e te protegerei para onde quer que fores; e te farei retornar para este solo (adamah); porque não te abandonarei, até cumpri o que te falei”.
– Quarto: YÁOHU-caf (Jacó), identifica, que aquele lugar não é um lugar comum.
“Despertou YÁOHU-caf do seu sono e disse: “Certamente existe (yesh) YÁOHU ULHÍM neste local, e eu não sabia!” E teve medo e disse. “Que lugar tremendo! Este não é outro lugar, senão a Beit (Casa) de YÁOHU ULHIM, o Criador Eterno; e este é o Portão (sha’ar em hebraico) dos shua-ólmayao (céu)!”
– Quinto: YÁOHU-caf (Jacó), põe a pedra angular da Beit-YÁOHU (Casa de IÁURRU). E como todas as coisas consagrada a YÁOHU ULHIM, o Criador Eterno, tem que ser ungida; ele finca a pedra no solo, põe-na em pé e a unge na cabeça, com azeite puro de oliva; e nomeia aquele lugar de Beit ÚL – “Casa de ÚL, O Criador Eterno de Tudo que existe”!
“Na manhã seguinte levantou-se cedo, pegou na pedra sobre a qual tinha dormido, ergueu-a e colocou-a em forma de pilar, derramando azeite sobre o cume/cabeça (rosh) dela. E chamou àquele lugar Beit -Úl (Casa de Úl), ainda que o nome da Cidade fosse Luz (amendoeira).
– Sexto: faz um voto de fidelidade, mediante as confirmações das Naodabyao (Bençãos) prometidas por YÁOHU ULHIM, isto é, crendo em Suas Palavras.
E formulou assim este voto: “Se YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno, me ajudar e me proteger nesta viagem, se me der comida e roupa, e me trouxer em segurança de novo para a casa dos meus pais, então YÁOHU ULHÍM será o meu YÁOHU ULHÍM. E esta pedra que levantei por coluna, será a Beit (Casa) de YÁOHU ULHIM, o Criador Eterno; e, de tudo quanto me deres, certamente eu te darei a décima parte (Maoshor/o dízimo).
SEMELHANÇAS TÍPICAS com hol-MEHUSHKHAY, o MESSIAS YAOHÚSHUA!
Primeiro: A Pedra Escolhida por YÁOHU-caf (Jacó).
YAOHÚSHUA, o Messias perguntou-lhes: “Nunca leram nas Escrituras Sagradas:
‘A Pedra rejeitada pelos construtores” foi a que veio a ser Escolhida para Pedra de Cabeça/Principal Angular! Coisa notável foi essa; foi um admirável ato de YÁOHU UL, o Criador Eterno.
Por isso garanto que o Reino de YÁOHU UL vos será tirado e entregue a um povo que dê a YÁOHU UL a sua parte na colheita. Todo aquele que tropeçar nesta Pedra da Verdade será feito em pedaços; e aqueles sobre os quais ela cair serão esmagados como o pó.” Man-YÁOHU (Mt.)21.42-44.
“Yaoshorul (Isr-ael), que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.
Por quê? Porque não a buscava pela fé, e sim, como que por meio das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Tzayán (Sião) uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido. Romanos 9.31-33.
Segundo: A Escada da Eretz (Terra), para o shua-ólmayao (céu).
Felipe, por sua vez, foi ter com Nathan-Úl (dado por ÚL, O Criador Eterno de Tudo que existe!), e contou-lhe: “Encontrámos aquele acerca de quem Mehushúa (Moises) e os profetas escreveram! O seu Shúam (Nome) é YAOHÚSHUA, filho de YÁOHU-saf (José), de Nudtzoróth (Nazaré).” – “De Nudtzoróth?”, perguntou Nathan-Úl admirado. “Poderá vir daí alguma coisa boa?” “Vem e vê!”, disse Felipe. Ao aproximarem-se, YAOHÚSHUA disse: “Aí vem um homem honesto, um verdadeiro filho de Yaoshorúl.” – “Como sabes o que sou?”- perguntou Nathan-Úl. YAOHÚSHUA respondeu: “Vi-te debaixo da figueira, ainda antes de Felipe te ter encontrado”. Então Nathan-Úl replicou: “Maoro-éh (Mestre), tu és ha-BOR (Filho) de YÁOHU UL, o Rei de Yaoshorúl (Isr-ael)!” – YAOHÚSHUA perguntou-lhe: “Acreditas nisso, só porque te disse que te vi debaixo da figueira? Coisas maiores do que estas verás. – E acrescentou: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o shua-ólmayao (céus) aberto e os Molaokhim (mensageiros/anjos) de YÁOHU UL Subindo e Descendo sobre ha-BOR (O Filho) do Homem.
(YAOHÚSHUA é a Escada pro shua-ólmayao (céus)” YÁOHU-khánam (João) 1.45-51.
Terceiro: A Semente (zera), que nasceria via a genética de YAOSHORUL (Isr-ael) pela mulher yaoshorulita Maoro-ém (Maria), que é YAOHÚSHUA, o Messias/Salvador, o qual abençoa todas as famílias do Universo com a salvação; “A Vida Eterna”!
“Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência (Zera=Semente) e o descendente dela (a Semente/Zera da Mulher); porquanto, este (hu/ele) te esmagará a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”. Bereshit (Gn.) 3.15.
Então falou Yaoshúa-YÁOHU (Isa): “Ouvi vós, todos os descendentes da Casa de Daoud (Davi)! Parece-vos pouco o fatigares e provares a paciência dos homens? Agora quereis também abusar da paciência do meu YÁOHU ULHÍM?
Pois sabei que YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno, Ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um Filho, e o Nome (Shúam) dele será Emanu-Úl, ‘Úl Conosco’! Yaoshúa-YÁOHU (Isa) 7.14.
O nascimento de YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, o Messias, foi assim: Estando Maoro-ém (Maria), sua mãe, noiva de YÁOHU-saf (José), antes de se ajuntarem, ficou grávida, pelo RÚKHA hol-HODSHÚA (o Espírito Sagrado do Criador). Então YÁOHU-saf (José), seu noivo, homem de princípios, decidiu pôr termo à promessa de casamento, querendo, porém, fazê-lo de tal modo que ela não ficasse com má fama entre o povo. Estando ele a pensar no caso, teve um sonho no qual via um molaokhí (anjo) de pé, ao seu lado, dizendo-lhe: ” YÁOHU-saf, filho de Dáoud, não tenhas medo de aceitar Maoro-ém como tua mulher! A criança que ela traz no ventre foi gerada pelo RÚKHA hol-HODSHÚA. Ela terá um Filho a quem porás o Shúam (Nome) de YAOHÚSHUA, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (YAOHUSHUA Significa: YÁOHU Salva. Rm 10.13)”. Assim se cumpriu a mensagem de YÁOHU UL , o Criado Eterno, o Pai, através dos seus profetas:
“Uma virgem conceberá, e dará à luz um filho e ser-lhe-á posto o Shúam (Nome) de Imanu-Úl.” Yaoshúa-YÁOHU 7.14. Imanu-Úl quer dizer: YÁOHU UL está conosco. Quando acordou, YÁOHU-saf (José) fez o que o molaokhí (anjo) lhe mandara e levou Maoro-ém (Maria) para casa como sua mulher. Mas ela continuou virgem até nascer o seu filho. YÁOHU-saf pôs-lhe o Shúam (Nome) de YAOHÚSHUA. Man-YÁOHU (Mt) 1.18-23.
Quarto: Aquele lugar não é um lugar comum, e sim, a Beit-Úl (Casa/Templo).
E dizia-lhes: “Está nas Qaotáv: ‘O meu Templo deve ser um lugar de oração para todas as nações’, mas vocês o transformaram num covil de ladrões.” Marcos 11.17.
Veio a celebração YAOHÚ-di (jud-eus) da Pósqayao (Páscoa), e YAOHÚSHUA foi a Yaohúshua-oléym (Jerusalém). No recinto do Templo, viu comerciantes que vendiam gado, ovelhas e rolas para os sacrifícios, e cambistas que trocavam dinheiro sentados atrás de bancas. Com cordas, YAOHÚSHUA fez um chicote e pô-los fora do Templo, assim como os bois e ovelhas, espalhando o dinheiro dos que faziam negócio, e derrubando as mesas. Dirigindo-se aos vendedores de pombos, mandou: “Tirem isto daqui! Não façam da Beit (Casa) de meu YÁOHU ABí (Meu Pai) uma feira!”
Os discípulos lembraram-se então disto, que as Qaotáv (As Escrituras Sagradas) dizem: “Arde em Mim um grande zelo com a Tua Casa!” “Com que direito os mandas sair daqui?”, inquiriram os YAOHÚ-dim (Jud-eus). “Se a tua autoridade vem de YÁOHU UL, mostra-nos um milagre que a prove.” “Está bem, este será o milagre que vos farei: destruam este Templo, que Eu em três dias o porei novamente de pé.” “O quê?”, exclamaram. “Se o Templo levou quarenta e seis anos para ser construído, tu poderás refazê-lo em três dias?” Mas o Templo do que Ele falava era o Seu Corpo. Depois de ter ressuscitado, os discípulos lembraram-se destas palavras e compreenderam que a frase que Ele tinha citado das Qaotáv (Escrituras) dizia respeito a si próprio. YÁOHU-khánam (João) 2.13-22.
“Compreende-se que não acreditem em mim a não ser que faça as obras do meu YÁOHU ABí (Meu Pai). Mas, já que as realizo, acreditem nelas, mesmo que não creiam em Mim. Então ficarão convencidos de que YÁOHU ABí (O Pai) está em mim, e eu em YÁOHU ABí.” YÁOHU-khánam (João) 10.38
“YAOHÚSHUA respondeu: “Ainda não sabes quem Eu Sou, Felipe, mesmo depois de todo este tempo que passei convosco? Todo aquele que Me viu, viu também YÁOHU ABí (O Pai). Então, por que me pedes para O veres? Não acreditas que Eu estou em YÁOHU ABí (No Pai) e que YÁOHU ABí (O Pai) está em Mim? As palavras que digo não são Minhas, mas vêm do Meu YÁOHU ABí (Pai), que vive em Mim. E é através de Mim que Ele realiza as Suas obras. Creiam somente que estou em YÁOHU ABí e que YÁOHU ABí está em Mim. YÁOHU-khánam (João) 14.9-11.
4.1 YAOHÚSHUA é O Portão (Sha’ar) para o Shuaolmayao (céus)!
YAOHÚSHUA, o Messias, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: Eu Sou o Portão (Sha’ar) das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu Sou o Portão (Sha’ar em hebraico). Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. YÁOHU-khánam (João) 10.7-9.
Quinto: YÁOHU-caf (Jacó), põe a pedra angular da Beit-YÁOHU (Casa de IÁURRU). E como todas as coisas consagrada a YÁOHU ULHIM, tem que ser ungida; ele finca a pedra no solo, põe-na em pé e a unge na cabeça, com azeite puro de oliva; e nomeia aquele lugar de BEIT ÚL – Casa de ÚL, O Criador Eterno de Tudo que existe!
Mas YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno diz: Olhem bem: vou pôr uma Pedra fundamental de construção em Tzayán (Sião), uma Pedra segura; será uma preciosa Pedra de esquina, base de construção. Aquele que nele crer não ficará decepcionado. Pegarei na linha e no prumo da tzaodaqyao (justiça), para verificar a verticalidade da muralha que estão a construir. E a saraiva varrerá o refúgio da mentira; a avalanche inundará o esconderijo da falsidade. Anularei o vosso acordo com a morte e com o mundo dos mortos (Xeol), de tal forma que quando vier o flagelo destruidor, serão esmagados. E essa cheia tornará a vir, uma e outra vez, arrebatando-vos, até que pôr fim a força inconfundível da verdade dos meus avisos vos acordará. A cama que vocês fizeram é demasiado curta para se deitarem; os cobertores são muito curtos, não vos tapam o bastante. YÁOHU ULHÍM virá de repente e com ira, como no monte Perazim e em Gibeão, para fazer algo de estranho e não usual – destruir o Seu próprio povo! Por isso, não escarneçam mais, para que o vosso castigo não venha a tornar-se ainda mais duro; porque YÁOHU UL Tzavulyáo, o Criador Eterno do shua-ólmayao (céu) me disse duma forma muito clara que está decidido a vos esmagar. Yaoshúa-YÁOHU (Isa) 28.16-22.
Shamiúl Káfos (Ped.) respondeu: “Tu és ha-MEHUSHKHÁY, ha-BOR de YÁOHU UL vivo.” YAOHÚSHUA lhe respondeu: ‘YÁOHU UL abençoou-te, Shamiúl, filho de YAOHÚ-nah (Jonas), porque quem te revelou não foi a carne e nem o sangue, mas o meu YÁOHU ABí que está nos shua-ólmayao (céus). Também Eu te digo que tu és Káfos (Pedro); e sobre essa rocha edificarei a minha Oholyáo (Congregação); nem as portas do inferno nada poderão fazer contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos shua-ólmayao (céus); todas as portas que fechares na terra serão fechadas no shua-ólmayao; e todas as que abrires na terra serão abertas no shua-ólmayao (céus)!” Man-YÁOHU (Mt.) 16.16-19.
5.1 O UNGIDO – hol-MEHUSHKHAY, O MESSIAS
“Os chefes das nações reúnem-se mais os seus serventes espirituais,” para conspirarem contra YÁOHU ULHÍM, e contra o Seu hol-MEHUSHKHÁY (Ungido/Messías)!
Eu, porém, ungi o meu Molkhiúl (Rei) sobre o Meu hodshua (santo) monte Tzayán (Sião). Proclamarei o decreto: YÁOHU ULHIM Me disse: Tu és o Meu ha-BOR (FILHO), Eu hoje Te gerei (yalad-gerar). Pede-Me, e Eu Te darei as nações por herança, e os fins da Eretz (Terra) por Tua possesão. Tu os esmigalharás com var de ferro; Tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”. Tehillim 2.2,6-9.
“O RÚKHA (Espírito) de YÁOHU UL ficará sobre ele: RÚKHA de sabedoria, de discernimento, de conselho e de poder; RÚKHA de conhecimento e do temor a YÁOHU ULHÍM. Todo o seu prazer será obedecer a YÁOHU ULHÍM. Yaoshúa-YÁOHU 11.2-3.
“Aqui está o Meu servo, que eu sustento; o Meu escolhido, em quem a minha alma tem imenso prazer. Pus o meu RÚKHA (Espírito) sobre ele. Revelará o que é a verdadeira justiça e a porá em execução entre as nações do mundo. Yaoshúa-YÁOHU 42.1.
CUMPRIMENTO
Depois da sua imersão, logo que YAOHÚSHUA saiu da água, os shua-ólmayao (céus) abriram-se lhe e viu o RÚKHA-YÁOHU descendo sob a forma de uma pomba. E uma voz do shua-ólmayao (céu) disse: “Este é o meu ha-BOR (Filho) amado, em quem tenho grande prazer.” Man-YÁOHU 3.16-17.
– Sexto: YÁOHU-caf (Jacó) faz um voto de fidelidade, mediante as confirmações das Naodabyao prometidas por YÁOHU ULHIM, isto é, crendo em Suas palavras.
“E esta pedra que erigi/levantei por coluna, será a Beit (Casa) de YÁOHU ULHIM, e de tudo quanto me deres, certamente eu te darei a décima parte (Maoshor/o dízimo)”.
“Trazei, portanto, todos os dízimos ao depósito do Templo, a fim de haja alimento em minha Casa (Beit), e provai-me nisto”, assegura o YÁOHU UL Tzavulyáo, dos Exercitos do Shua-ólmayao (celestial), “e comprovai com vossos próprios olhos se não abrirei as comportas do Shua-ólmayao (céus), e se não derramarei sobre vós tantas bênçãos, que nem conseguireis guardá-las todas. Molaokhí 3.10.
“Portanto, o cetro não se apartará de YAOHÚ-dah (Judá), nem o bastão do governo dentre as suas pernas, até que venha Shiló, (aquele a quem pertence o tributo), e a Ele obedeçam a todos os povos da eretz (terra)”! Bereshít (Gên.) 49.10.
CONFIRMAÇÃO DO PRÓPRIO hol-MEHUSHKHAY (O Ungido/Messias)!
“Todas as coisas me foram entregues por meu YÁOHU ABí (Meu Pai); e ninguém conhece o ha-BOR (Filho), senão o YÁOHU ABí (Meu Pai); e ninguém conhece o YÁOHU ABí ((Meu Pai), senão o ha-BOR (Filho) e aquele a quem o ha-BOR (Filho) o quiser revelar”.
YAOHÚSHUA, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda Autoridade Me foi dada no Shua-ólmayao (céus) e na Eretz (Terra). Man-YÁOHU ( Mt) 11.27. Cap.28.18
O YÁOHU ABí ( O Pai), ama ha-BOR (O Filho), e deu-lhe autoridade sobre tudo o que existe.
YAOHÚSHUA sabia que YÁOHU ABí (O Pai) dera tudo nas suas mãos e que viera de YÁOHU UL, o Criador Eterno e para YÁOHU UL voltaria. YÁOHU-khánam 3.35; 13.3.
“Porque hol-MEHUSHKHÁY reinará até que tenha posto todos os seus inimigos,debaixo dos Seus pés. O último inimigo que há de ser aniquilado será a morte. Porque foi dada a hol-MEHUSHKHÁY, por seu YÁOHU ABí, a autoridade e o domínio sobre todas as coisas, excepto, naturalmente, sobre o seu próprio YÁOHU ABí, que foi quem lhe deu esse poder de domínio. Quando hol-MEHUSHKHÁY tiver finalmente ganho a batalha contra os seus inimigos, então ele, ha-BOR (O Filho) de YÁOHU UL, pôr-se-á a si próprio também sob a autoridade de YÁOHU ABí (O Pai), para que YÁOHU UL, que lhe deu o triunfo sobre tudo, seja absolutamente tudo em todos. I Cor.15.25-28.
por Imanushua Apascentador e Ensinador (Maoro-éh e Ro-éh).