YÁOHU ULHIM institui os Mandamentos ao povo de Yaoshorul no Monte Sinai
 
(Parte 2)
 

Existe fatos que se deve observar nessas Palavras de YAOHÚSHUA.
Primeiro:

A repetição dos Mandamentos dado ao Povo de Yaoshorul (Isra-el); e mostrando a evidência de cada um e como se deveria guadar realmente. O primeiro Mandamento, O Grande Mandamento, o homem deve cumpri se dando ao todo, isto é, de TODO Coração, de TODA Alma (Vida), de TODO Entendimento (capacidade de pensar e aplicar), com TODA as suas Forças ( aplicá-lhas em função de executá-los, seja o que lhe for contrário pra que você não faça livremente, mais vença os obstáculos e execute-os); O segundo semelhante ao Primeiro é o amor ao próximo, seja quem que for, o amarás como a ti mesmo, isto é, tudo aquilo que você deseja e quer pra você, deseje ao outros, inclusive o direito, o respeito e reverencia a posição dos outros.

Amar a YÁOHU ULHIM o Criador Eterno de todo o coração, de toda alma, de todo entendimento (mente), e de todas as suas forças, significa cumpri os quatro primeiros mandamentos, isto é:

1 - Adorar somente a YÁOHU ULHIM, como o seu Único e Verdadeiro Criador Eterno;

2- Não fazer imagens de esculturas e nem sequer adorá-las;

3- Não fazer uso do Shúam (Nome) YÁOHU UL, de uma forma irreverente (em vão). Porque Ele não terá por inocente o que assim proceder;

-Muito menos quem adulterar, mudando letras para formar outros fonemas, e assim formar outros nomes, ou mesmo substituindo o Shuam (Nome), dos Escritos Sagrados por outros nomes de ídolos das nações, porque cada nação tem um nome diferente para os seus ídolos, e assim querendo que Único e Verdadeiro Criador, lhes responda através desses nomes de ídolos, quando YÁOHU UL disse "Aquele que invocar o Meu Shuam (Nome), será salvo, isto é, o Shuam (Nome) que Ele tem, o qual revelou e escreveu nas Duas Placa de Pedra, nunca os nomes que as nações invocam.

4- Guarda o yam (D-ia) de SHABBOS, esse é o único yam que aparece nas Escrituras Sagradas sendo considerado como o yam (d-ia) de repouso do Criador, do qual também YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHAY (o Verdadeiro Messias) é o ODMORUL (O Soberano) do shábbos (sábado), porque pertence ao Filho também, lembre-se:

"Ele - YAOHÚSHUA - criou tudo o que existe e nada existe que não tenha sido feito por Ele, pelo Filho".  Portanto guardando esses Quatro Mandamentos o homem total, estará realmente executando-os na sua plena existência- Corpo, Alma e rukha (espiríto). Esse é o primeiro e o Maior de todos os Mandamentos, estão escrito na Primeira Placa de pedra, conhecida como a Lei Moral, dado a MEHUSHUA (Moi-sés corrompido), no Monte Sinai. Cuja a escrita era a mesma de YÁOHU ULHIM:

"YÁOHU ULHÍM, tendo acabado de falar com Mehushúa no Monte Sinai, deu-lhe as duas placas de pedra nas quais estavam os dez mandamentos escritos com o dedo de YÁOHU ULHÍM". Shuamós (Exodo) 31.18.

Quem pode apagar ou abrogar, ou mesmo anular o que está Escrito por YÁOHU ULHIM O Único Criador Eterno?

Disse YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHAY (O Messias):"Não julguem erradamente a razão da minha vinda. Não vim para acabar com as leis (instruções-ensinamentos) de Mehushúa ou com os avisos dos profetas. Vim antes para os cumprir e realizar. Digo-vos que nem uma letra ou acento das Qaotáv desaparecerá até que o shuaolmayao (céu) e a adamah (terra) acabem. Portanto, se alguém quebrar o mais pequeno mandamento que seja, e ensinar outros a fazerem o mesmo, esse será indigno do reino dos shua-ólmayao. Mas quem obedecer às leis de YÁOHU UL e as ensinar será grande no reino dos shua-ólmayao. Todavia, já vos aviso: a não ser que a vossa obediência a YÁOHU UL seja maior do que a dos profesores da Torah (lei) e dos Farsyím (Fariseus), de outra forma não poderão entrar no reino dos shua-ólmayao! Man-YÁOHU 5.17-20.