YÁOHU-saf (corrompido José), um antítipo de hol-MEHUSHKHAY  YAOHÚSHUA (O Verdadeiro Messias).

   
 

Nesse estudo podemos encontra as semelhanças proféticas de YÁOHU-saf (corrompido José), e YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHAY, o Verdadeiro Messias.

Vamos ver que todas as fases que passou YÁOHU-saf estão em sincronia com os acontecimentos e fatos relacionados ao Verdadeiro Messias YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHAY!

O sonho de YÁOHU-saf (Corrompido José).
 
E YÁOHU-caf (Corrompido Jacó), estabeleceu-se na terra de Canaã, onde o seu pai vivia. YÁOHU-saf (José), filho de YÁOHU-caf, tinha agora 17 anos. A sua atividade era de, na companhia dos seus irmãos, filhos de Bila e de Zilpa, apascentar os rebanhos do pai. Mas YÁOHU-saf vinha contar a este coisas más que os irmãos praticavam. Yaoshorúl (Corrompido Israel) preferia YÁOHU-saf aos outros filhos, porque nascera quando já não era novo. E um dia resolveu dar-lhe uma túnica de cores vivas e garridas. Os irmãos deram-se conta da parcialidade do pai em relação a YÁOHU-saf, e passaram a querer-lhe mal; eram incapazes de lhe falar com bons modos. Certa noite YÁOHU-saf teve um sonho, e aconteceu que o foi contar aos irmãos; estes, evidentemente, passaram a querer-lhe ainda mais mal. "Ouçam o meu sonho!", pediu-lhes. "Estávamos no campo atando molhos e o meu ficou de pé, enquanto os vossos o rodeavam e se inclinavam perante ele!" Ah, sim? Então é porque queres ser o nosso rei, não é isso? Queres mandar na gente!" E odiaram-no, não só por causa do sentido do sonho, mas até pelas palavras e pela forma como contou aquilo. Mais tarde teve novo sonho e foi de novo contá-lo aos outros: "Olhem, sonhei outro sonho! Desta vez era o sol, a lua e onze 'cocavím' (est-elas) que se inclinavam na minha frente!”Mas agora foi também contar o sonho ao pai. E este o repreendeu: "Que é que isso quer dizer?! Não me digas que eu, a tua mãe e os teus irmãos ainda viremos a inclinarmo-nos na tua presença!” Os irmãos estavam furiosos; contudo o pai refletia intimamente no sentido daquilo. Bereshít (Gn) 37.1-11.